quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A Espada e a Pena
Em uma vila pacata e excluída do norte nipônico, onde a cultura e o hábito eram amenos e disciplinadamente aplicados havia um ritual de transição. O mesmo consistia na escolha da profissão cujo o aldeão faria a partir de seus 21 anos e exerceria até o fim da vida em pról da vila e do seu legado.
Não havia restrição alguma na escolha das tarefas, então invariavelmente as opções de afazeres iam se esvaindo. E naquela tarde rósea de Janeiro, quando o sol já se escondia por trás da mais alta roseira da mais alta montanha, um jovem magro, porém audaz fora o último a escolher dentre suas opções.
O mesmo jovem se aproximou do sábio da vila, que tomado pelo êxtase digno de Oráculo de Delfos estava de olhos fechados e sentado num tapete branco, com dois objetos nas mãos. "Pois bem meu jovem, restaram apenas estes dois objetos, cujos quais representam a função que exercerá em pról da nossa vila até o fim de sua vida." Passou a palma da mão superficialmente por cima dos objetos e então levantando a mão que segurava uma espada, continuou. " Com esta espada, exercerá a função protetora da vila. Se és brávio e esmero seu nome entrará para a história de nossa vila, e deixará um brilhante legado."
O jovem o olhava atentamente. O sábio então, levantou a mão que segurava a pena-escriba e disse. "Com esta pena, serás o mais sensato e sábio da vila, se és sedento pelo saber e pela expansão das ideias, terá a prazerosa tarefa de passar a história para os papeis, e dos papeis para nossos filhos, e de nossos filhos para nossos netos... "
Finalmente o jovem olhou para o sábio e bradou. "Pela bravura e paz, guardarei esta espada em meu coração; Pela sensatez e sabedoria, a pena ficará abrigada em minha mente. SEREI a história. CONTAREI a história."
E assim o sábio declarou-o o primeiro emigrante da pacata e excluída ilhota. Fora o primeiro que, ao contrário do que imaginam, não saiu da Vila com o ódio e abandono, e sim por amor a si e à expansão de sua alma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coisas para se saber antes de comentar:
1) Antes de me xingar, seja criativo para que minha leitura valha a pena.
2) Após me xingar verifique o HP de sua família.
3) Após verificar o HP de sua família, gaste muito SP chorando.